Inicio | Cultura | Exposição fotográfica em Loulé retrata a devoção à Mãe Soberana

Exposição fotográfica em Loulé retrata a devoção à Mãe Soberana

Foi inaugurada no passado sábado, no Convento de Santo António, em Loulé, a exposição “Mãe Soberana: A Força do Amor”. A exposição integra-se num projeto mais amplo, iniciado no ano passado, constituindo uma forma de divulgação e salvaguarda do culto de Nossa Senhora da Piedade, popularmente designada como Mãe Soberana, no âmbito da sua inscrição no inventário nacional do Património Cultural Imaterial.

A exposição fotográfica é composta por um conjunto de imagens da autoria de três fotógrafos: Fernando Correia Mendes (Setúbal), Luís Henrique da Cruz (Loulé) e Vasco Célio (Lubango, Angola). A curadoria é de João Romero Chagas Aleixo.

Os cinquenta e oito instantes presentes na mostra coletiva fotográfica foram captados ao longo das últimas três décadas, entre os dias que antecedem e os dias que precedem a grande festa mariana do Algarve.

“Esta exposição pretende revelar três distintos olhares sobre a Festa da Mãe Soberana. O olhar individual de cada um dos artistas. Olhares distintos, mas, todos eles, apaixonados, sentimentais e artísticos. Deste modo, propomos-vos uma abordagem diferente, por subjetiva, intimista e eclética, desse Dia Maior dos Louletanos. Retrata-se o antes, o durante e o pós Festa. As mudanças ocorridas ao longo das últimas duas décadas. A força humana. A espera. A apreensão. A dramática subida. A alegria da missão cumprida”, escreve João Romero Chagas Aleixo sobre a mostra, com entrada gratuita, que ficará patente ao público até dia 27 de maio.

Verifique também

Equipa de 50 pessoas ultima preparativos do Carnaval de Loulé

Uma equipa de 50 pessoas está há dois meses empenhada em decorar as personagens e …