Pub

A inauguração da exposição “Made in Algarve”, que inclui trinta projetos empresariais apoiados por fundos europeus, uma conferência e uma sessão “Ignite” encerram, na sexta-feira, no Teatro Municipal de Faro, um ciclo de debates sobre empreendedorismo e inovação.

O encerramento do ciclo de debates, que decorreram nos últimos meses em vários pontos da região, promovidos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, inclui ainda o anúncio dos 15 vencedores do concurso “Ideias em Caixa 2014”, promovido pela Universidade do Algarve, coincidindo com o Dia da Europa.

A exposição, que depois estará patente na sede da CCDR/Algarve, entre 12 de maio e 09 de julho, irá incluir filmes, painéis e produtos das trinta empresas participantes no projeto “Made in Algarve” – divididas nos setores mar, terra, serviços, turismo, indústria e artesanato – numa altura em que já estão definidas as verbas do próximo quadro comunitário de apoio.

O evento arranca com uma conferência sobre empreendedorismo jovem, pelo diretor geral dos estabelecimentos escolares da região, Alberto Almeida, seguindo-se um encontro “Ignite”, em que cada orador tem cinco minutos e 20 slides para estimular a plateia com as suas ideias.

Na segunda parte são anunciados os quinze vencedores da quarta edição do concurso de ideias de negócio, “Ideias em Caixa 2014″, promovido pela Universidade do Algarve, ao qual concorreram 161 projetos nos setores agroalimentar, turismo, saúde e bem-estar e indústrias culturais e criativas.

O primeiro classificado do concurso – iniciado em 2004 e que já resultou na criação de mais de duas dezenas de empresas – irá receber uma bolsa no valor de 4.800 euros, prevendo-se que os restantes vencedores recebam como prémio a prestação de serviços de consultoria.

O evento incluiu ainda um debate subordinado ao tema “Empresas com Futuro”, no qual participam representantes de três das trinta empresas selecionadas ao abrigo do “Made in Algarve”.

Na conferência participam ainda os presidentes da CCDR/Algarve, David Santos, e da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, a vice-reitora da Universidade do Algarve, Ana de Freitas, o coordenador para a conceção da estratégia de internacionalização do ensino superior português, João Guerreiro, e o vice-presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Vítor Neto.

Pub