Pub

Faleceu no passado dia 7 deste mês Hortensia Jimenez López, membro da equipa itinerante e coordenadora do Caminho Neocatecumenal das Dioceses do Sul de Portugal.

Em comunicado aquele organismo informou que “Hortensia Jimenez López partiu para a casa do Pai acompanhada pelos seus filhos, família e orações de todos os irmãos do Caminho Neocatecumenal e da Arquidiocese de Évora”, “no final da festividade das Chagas de Cristo” que a Igreja celebrou naquele dia e “proclamando o Evangelho da Paixão do Senhor Segundo São Lucas”.

Hortensia Jimenez López era esposa de Miguel Angel Herves, catequista do Caminho Neocatecumenal, e mãe de 12 filhos, entre os quais um presbítero, o padre Moisés Herves, uma monja concecionista de clausura, Sor Maria Imaculada, da comunidade de Campo Maior da Ordem da Imaculada Conceição, e duas filhas missionárias num país da Ásia, sendo uma delas casada e mãe de 7 filhos.

Jorge Humberto Ricardo, responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Algarve lembra que Hortensia Jimenez López trabalhou na diocese algarvia “mais de 30 anos pela evangelização”.

No dia 10 de fevereiro pelas 14h foi celebrada missa exequial na igreja paroquial de Santa Luzia de Elvas, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, tendo concelebrado o arcebispo emérito D. José Alves e o bispo de Beja D. João Marcos, assim como várias dezenas de sacerdotes da Arquidiocese de Évora e de outros pontos do país e de Espanha.

Lembrando que Hortensia Jimenez López deixou a sua pátria e acolheu o mandato de vir para Portugal, D. Francisco Senra Coelho destacou o facto de ter falecido no dia das Cinco Chagas de Cristo e levada a sepultar no dia da memória de Santa Escolástica, “uma mulher contemplativa e mística, com uma grande maternidade espiritual”. “Neste momento a grande palavra, palavra maior que pode dizer tudo, é a palavra obrigado. Essa é a minha palavra ao Senhor, porque foi Ele que fez a Hortênsia, através de vós e convosco”, agradeceu o arcebispo de Évora.

Seguiu-se o funeral, tendo sido o corpo sepultado no cemitério de Elvas.

Pub