Inicio | Economia | Festival de observação de aves combate sazonalidade no Algarve

Festival de observação de aves combate sazonalidade no Algarve

festival_birdwatching_2016O secretário de Estado Adjunto do Ambiente, José Mendes, considerou na segunda-feira que o festival de observação de aves de Sagres é um produto que diferencia o Algarve e combate a sazonalidade.

“Este tipo de eventos de turismo de natureza contraria o ciclo da sazonalidade, pois atraem muitas pessoas do estrangeiro na época baixa do turismo do Algarve”, disse à agência Lusa José Mendes, à margem da visita à sétima edição do Festival de Observação de Aves, que decorreu em Sagres.

De acordo com o governante, o festival “tem a assinatura de Sagres, diferenciada daquilo que é normal na região, como o sol e praia”.

“É um produto agarrado aos recursos endógenos, para um mercado de pessoas entendidas e informadas que sabem ao que vêm”, destacou.

Na opinião de José Mendes, “a consciencialização de todos para este tipo de eventos faz com que, depois de algum tempo a tratarem mal o Algarve, a situação esteja a mudar com ações diferenciadoras”.

“São projetos que nos fazem sentir orgulhosos e que mostram às pessoas que há um outro Algarve”, sublinhou o governante, acrescentando que “o festival de observação de aves, é um projeto sustentável para as gerações futuras”.

O evento que decorreu ao longo de seis dias, e no qual participaram mais de mil pessoas de vários países, é o maior evento do género em Portugal.

Para Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, uma das entidades organizadoras do projeto, “o festival assume-se já como um dos produtos mais procurados do concelho”.

“Tem sido uma mais-valia para o território com retorno significativo em termos económicos num período de época baixa”, frisou o autarca.

Segundo Adelino Soares, o número de inscrições nas diversas atividades tem crescido, ano após ano, embora as atividades sejam limitadas ao número de participantes.

O Festival de Observação de Aves de Sagres, tem um programa diversificado, incluindo atividades como caminhadas, passeios de cavalo ou burro, visitas guiadas históricas ou observação de golfinhos.

Algumas das atividades são gratuitas, podendo os participantes do festival, usufruir de preços especiais nos alojamentos, restaurantes e lojas do concelho.

Verifique também

Guadiana ficará navegável até ao Pomarão no final deste mês

A navegação em segurança no rio Guadiana entre a barra de Vila Real de Santo …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR