Breves
Inicio | Economia | Fundo Jessica sobe verbas da reabilitação urbana no Algarve para 15 milhões de euros

Fundo Jessica sobe verbas da reabilitação urbana no Algarve para 15 milhões de euros

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

A Comissão Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve anunciou hoje ter visto satisfeita a pretensão de aumento, de 7,5 para 15 milhões de euros, das verbas para investimentos na reabilitação urbana provenientes do Fundo Jessica.

O Fundo Jessica Portugal anunciou um reforço de 50 por cento das verbas destinadas à reabilitação urbana no Algarve e o presidente da CCDR, David Santos, manifestou hoje a sua satisfação por o aumento ter refletido a proposta que os responsáveis regionais tinham feito ao Turismo de Portugal, gestor do fundo a nível nacional.

Segundo David Santos este aumento “foi o resultado do trabalho da CCDR e de uma proposta feita dentro do próprio Jessica”.

O presidente da CCDR do Algarve afirmou que o Algarve consegue um “aumento de 50 por cento” das verbas já existentes, que eram de “cinco milhões provenientes do Fundo e 2,5 da região”, num total de 7,5 milhões, que “o Jessica acompanhou”, duplicando o valor para 15 milhões.

“Propusemos ao comité de investimento que se reforçasse o Algarve, porque entendemos que é um mecanismo favorável para a região”, acrescentou o presidente da CCDR.

David Santos destacou que o fundo já promoveu intervenções de reabilitação urbana em três cidades algarvias: Vila Real de Santo António, Albufeira e Portimão.

Em Vila Real de Santo António, o Jessica financiou a “reabilitação e dinamização do centro histórico, no âmbito da criação de um centro comercial a céu aberto”, em Albufeira “um parque de estacionamento, ainda relativo ao Polis” litoral da cidade, com capacidade para cerca de 500 lugares, e em Portimão “a recuperação de três edifícios” numa zona nobre da cidade.

O Fundo Jessica referiu, ainda, no comunicado que, “desde 2010, quando a iniciativa foi criada em Portugal, foram já aplicados 2,3 milhões na região algarvia, prevendo-se que este valor suba para os 10 milhões até ao final de 2013”.

“A Iniciativa Jessica foi lançada conjuntamente pela Comissão Europeia, pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa e visa apoiar os Estados-membros na utilização de mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana”, explicou o Fundo num comunicado.

Verifique também

Empresa municipal de Vila Real de Santo António vai vender Hotel Guadiana

A empresa municipal de Vila Real de Santo António Sociedade de Gestão Urbana (SGU), que …