Pub

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O Secretariado da Pastoral Vocacional da Diocese do Algarve apresentou o seu programa de atividades para este ano pastoral de 2013/2014 conjuntamente com as iniciativas programadas pela equipa formadora do Seminário de São José no âmbito do chamado Pré-seminário.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) vai realizar encontros nas quatro vigararias (circunscrições eclesiásticas das quais fazem parte várias paróquias) que constituem a Diocese do Algarve.

Para os adolescentes e jovens das paróquias da vigararia de Tavira, o encontro realizar-se-á no dia 10 de novembro, enquanto para os destinatários das paróquias da vigararia de Portimão, está agendado para o dia 18 de janeiro. Para os participantes das paróquias da vigararia de Loulé realiza-se a 15 de fevereiro, enquanto na vigararia de Faro realizar-se-á no dia 8 de março.

O SDPV promoverá ainda duas vigílias de oração no âmbito da 51ª Semana de Oração pelas Vocações Consagradas – uma no dia 3 de Maio, na paróquia da Luz de Lagos e outra, no dia 9 daquele mês, na paróquia de Moncarapacho – ambas pelas 21.30h, e uma oração cantada, no dia 1 de fevereiro, na capela do mosteiro carmelita de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão (Faro).

De entre as atividades agendadas, destaque ainda para uma formação de animadores, a realizar no dia 9 de novembro, no Seminário de Faro, para uma iniciativa intitulada “GPS – Coordenadas para Deus”, no dia 15 de dezembro em São João da Venda (Almancil), e para uma atividade intitulada “Bicipaper.com Jesus Cristo” entre Algoz e São Lourenço do Palmeiral (freguesia de Pêra).

Aquele Secretariado da Igreja algarvia continua a propor igualmente a dinâmica “Rezo por uma vocação”, através da qual – e mediante o envio de um pedido através do email eurezoporti@gmail.com – qualquer pessoa que queira fica responsável pela oração por vocação de consagração algarvia concreta, seja um bispo, um padre, um diácono, um seminarista ou um(a) religioso(a).

Ao nível do Pré-seminário, estão previstos encontros no Seminário de Faro de 15 a 17 de novembro, de 6 a 8 de dezembro, de 10 a 12 de janeiro, de 7 a 9 de fevereiro, no dia 16 de março, de 23 a 25 de maio e no dia 14 de junho. Designada “Páscoa em Comunidade”, está ainda agendada na Semana Santa a vivência do tríduo pascal, de 17 a 20 de abril.

Pub