Breves
Inicio | Educação | IV Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica reuniu 2.800 alunos algarvios

IV Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica reuniu 2.800 alunos algarvios

Encontro_diocesano_emrc_2017 (19)
Foto © Samuel Mendonça

Quase 2.800 alunos, do 5º ao 9º ano de escolaridade de 35 escolas do Algarve, participaram na passada segunda-feira no IV Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) em Tavira.

A iniciativa, promovida pelo Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve, voltou ter lugar no Parque de Feiras e Exposições de Tavira.

Após a chegada e o acolhimento, o bispo do Algarve dirigiu umas breves palavras aos estudantes. D. Manuel Quintas saudou os alunos e agradeceu também em nome da diocese pela colaboração da Câmara de Tavira. O prelado destacou o facto de aquele dia ter presente Maria, mãe de Jesus. “Sabemos que Deus fez maravilhas em Maria. Ela deixou que Deus fizesse na sua vida maravilhas. É isso que Deus quer também fazer na nossa vida. E quando é que nós deixamos que Deus faça maravilhas na nossa vida? Quando fazemos o bem aos outros, quando estamos atentos aos outros, quando vamos ao encontro dos outros, quando lutamos contra a exclusão, quando temos o coração aberto a todos. É dessa maneira que Deus faz maravilhas e que nós deixamos que Deus faça maravilhas na nossa vida, tal como fez na da mãe de Jesus”, explicou, lembrando também o centenário das aparições em Fátima e a visita do papa ao santuário.

“Desejo-vos que passeis este dia com muita alegria, amizade, diversão, deixando que Deus, tal como fez em Maria, faça maravilhas na vossa vida”, acrescentou o bispo diocesano.

Também o presidente da Câmara de Tavira desejou aos alunos um dia divertido, manifestando-lhes que eram bem-vindos. “Tenham um dia de convívio e reflexão das vossas atividades e aos professores muito obrigado pelo trabalho que vão fazendo de encaminhar, ensinar e dar boas práticas a estes meninos todos”, afirmou Jorge Botelho.

Seguiu-se depois a apresentação das escolas presentes e a manhã teve continuidade com atividades lúdicas e desportivas com insufláveis e outras, tendo havido ainda uma aula de zumba. O recinto tinha um “Mural de Nossa Senhora” com desenhos para serem coloridos pelos alunos.

A Cáritas Diocesana do Algarve voltou a estar presente no encontro com um stand, no qual foram entregues pelos estudantes artigos de alimentação e cuidados de bebé.

Encontro_diocesano_emrc_2017 (130)
Foto © Natureza Mágica

De tarde, o encontro teve continuidade com a apresentação dos professores da disciplina de EMRC e concluiu-se com o concerto de Ricardo Tininha, o cantor pop que ficou conhecido após o seu tema “Deixa Fluir” ter feito parte da banda sonora da telenovela “Massa Fresca”, da TVI.

Verifique também

Quase mil escuteiros algarvios participam no ACANAC

Quase 1.000 escuteiros algarvios já estão a participar no 23º ACANAC, o acampamento nacional do …