Pub

A IV Mostra Silves Capital da Laranja decorrerá, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, estando previstas as atuações de Rita Guerra (dia 14), Ana Moura (dia 15) e De Moda Em Moda (dia 16).

O certame terá a sua inauguração oficial pelas 10h00. Presentes estarão várias dezenas de expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, bem com algumas associações e entidades locais e regionais.

Destaque em mais uma edição desta mostra que promove a marca «Silves Capital da Laranja» vai para a realização de mais um ciclo de conferências, nas quais especialistas nacionais e internacionais debaterão temas centrais para a produção e produtores de citrinos. Os cocktails também regressarão, com a realização do “Festival de Cocktails Laranja 2020”. Destaque, ainda, para a conhecida e habitual marcha dos Namorados, atividade desportiva que integra o calendário de marcha-corrida do Algarve e que fará parte do programa do evento.

Para além dos espetáculos que terão lugar no palco 1, e evento receberá inúmeros grupos e atividades no palco 2. Este espaço privilegiará as associações locais e o trabalho desenvolvido no âmbito dos projetos da autarquia, como os Jovens Talentos e os Polos de Educação do Longo da Vida.

Treze restaurantes participam, este ano, neste fim de semana gastronómico e diferente: Café Inglês, Casa Velha, Churrasqueira Valdemar, Marisqueira Rui, O Barradas, O Pina, Paulo’s Piza, Ponte Romana, Porco Guloso, Recanto dos Mouros, Sushi, Love, Ú Monchiqueiro 1 e Ú Monchiqueiro 2.

Pratos tradicionais como entrecosto no forno com laranja, rojões de porco com migas com laranja; pratos de alta cozinha, como magret de pato com molho de laranja de Silves, ou criativos e originais, como filete de peixe-galo frito servido com redução de laranja ou muxama de atum com compota de laranja e amêndoa e até mesmo internacionais, como pizza de lombo fumado com laranja, cogumelos e pimento, porchetta toscana ao sabor de laranja de Silves ou pato com Laranja são algumas das propostas que serão servidas nos restaurantes aderentes, que complementarão os seus menus com sobremesas feitas com a laranja de Silves: pudins, mousses, e tortas, tudo feito com a laranja.

Nesta edição serão oferecidos dois passeios de balão de ar quente e três fins de semana em três unidades hoteleiras do concelho a todos os que forem aos restaurantes e preencherem um cupão que será sorteado durante a mostra e pedirem a fatura que deverá ser anexada ao referido cupão.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da autarquia para promoção da marca “Silves, Capital da Laranja” e que procura dar maior notoriedade ao produto laranja, emblemático deste concelho e aos seus produtores. Um fim de semana inteiramente dedicado à gastronomia feita com recurso a este produto permitirá realçar as características de qualidade únicas e reconhecidas, há longos anos, à laranja e demais citrinos produzidos neste concelho, nomeadamente a doçura, quantidade de sumo e delicadeza de aromas excecionais.

Pub