Inicio | Igreja | Jubileu dos Catequistas reuniu em Quarteira cerca de 500 educadores da Igreja algarvia

Jubileu dos Catequistas reuniu em Quarteira cerca de 500 educadores da Igreja algarvia

Jubileu_catequistas
Foto © Samuel Mendonça

Cerca de 500 dos 1.108 catequistas que a Igreja do Algarve tem a trabalhar nas paróquias encontraram-se no passado sábado para celebrar o seu jubileu, neste Ano Santo da Misericórdia proclamado pelo papa Francisco (dezembro de 2015 a novembro de 2016).

No encontro, que teve lugar na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, o bispo do Algarve, que considerou a catequese como um “sector pastoral de primeira importância”, pediu-lhes que se predisponham a acolher Jesus Cristo nas suas vidas e que o revelem aos outros como o “rosto visível da misericórdia do Pai”.

D. Manuel Quintas, que presidiu à eucaristia celebrada no final da manhã, pediu ainda aos educadores que possam também assim “suprir as falhas” sobre o tema da misericórdia encontradas nos catecismos e que foram reveladas pelo formador do dia, o padre Pedro Manuel, que apresentou de manhã uma reflexão sobre o tema “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7).

O prelado lembrou a importância da escuta da palavra, da oração e da participação na eucaristia, considerando que “tudo se resume” ao “encontro com Cristo”. “Não devemos contentarmo-nos em transmitir palavras. Sem este encontro com Cristo não há possibilidade de transmitir nada”, advertiu, exortando os catequistas a “gestos eloquentes de misericórdia” “que obrigam os outros a pensar em si mesmos”.

Usando uma expressão do papa na bula de proclamação do Ano Santo da Misericórdia, o bispo do Algarve disse que “onde houver um catequista, aí deve estar presente um «oásis de misericórdia»”.

Da parte de tarde, os catequistas reuniram-se por grupos, segundo os anos de catequese, para analisarem os aspetos positivos e negativos de cada guia do catequista. Após o plenário com apresentação das conclusões realizou-se a entrega dos certificados dos cursos de iniciação de catequistas realizados nos últimos dois anos.

O Jubileu dos Catequistas foi promovido pelo Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve.

Verifique também

Lausperene da Igreja algarvia concluiu-se com apelo a que se prossiga naquela iniciativa

A Igreja Católica algarvia concluiu na passada sexta-feira a cadeia de oração permanente ao Santíssimo …