Pub

Iluminacao_natal_faro2Mais de meia centena de ações de animação, dois grandes desfiles de Natal e uma tenda gigante dirigida ao público infantil vão dinamizar a baixa de Faro durante o período natalício, anunciou hoje o município.

Com um investimento que ronda os 200 mil euros, o programa de Natal terá como pontos altos os sábados, dias em que haverá momentos de música, dança e teatro em diversos pontos da baixa, anunciou em conferência de imprensa o presidente da autarquia.

“A partir do dia 26 [de novembro], todos os sábados até ao Natal, haverá atividades com o objetivo de criar uma dinâmica de festa”, referiu Rogério Bacalhau, sublinhando que os festejos culminam com um concerto da banda Virgem Suta na passagem de ano, no Jardim Manuel Bívar, terminando com a Corrida dos Reis, a 7 de janeiro.

Em declarações aos jornalistas à margem da conferência de imprensa, o vice-presidente da autarquia, Paulo Santos, referiu que, apesar de uma programação mais vasta do que a do ano passado, este é um “investimento contido” e a iluminação de Natal vai estar presente não só na baixa da cidade, como nas freguesias rurais.

Na Praça da Pontinha será instalada uma tenda com 700 metros quadrados, onde poderão ser vistas árvores de Natal criadas por alunos de escolas do concelho e onde serão igualmente distribuídos gratuitamente 5.000 livros infantis criados por uma equipa de designers.

No primeiro e no último sábado do programa, respetivamente, a 26 de novembro e a 24 de dezembro, serão organizados dois grandes desfiles – a chegada e a partida do Pai Natal -, em que uma comitiva de 25 artistas locais fará uma performance dirigida a pessoas de todas as idades e em que se pretende criar um ambiente cinematográfico.

Durante os sábados do período de Natal o comércio estará aberto entre as 10:00 e as 20:00, estando prevista, na sexta-feira que antecede o arranque da programação, a 25 de novembro, a realização da “Black Friday”, com montras vivas, desfiles de moda e descontos.

Haverá ainda uma Feira de Artesanato, no Jardim Manuel Bívar, o concurso Janelas de Natal e a terceira edição da Rota dos Presépios, com mais de 20 presépios em todo o concelho.

A programação é organizada pela Câmara de Faro, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro, a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), e a Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA).

Pub