Breves
Inicio | Economia | Mais de 600 candidaturas ao Programa Operacional Algarve 21 aprovadas em 2013

Mais de 600 candidaturas ao Programa Operacional Algarve 21 aprovadas em 2013

Po_algarve21A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve informou na segunda-feira que em 2013 foram aprovadas 606 candidaturas ao Programa Operacional Regional do Algarve (PO ALGARVE 21), que se traduzem num apoio financeiro de 195 milhões de euros.

Em comunicado, a CCDR/Algarve adianta que a distribuição do investimento aprovado se concentrou sobretudo no apoio direto às empresas – sendo que os sistemas de incentivos representaram 44,5% do total das aprovações do programa -, mas também na rede escolar, em ações de regeneração urbana, mobilidade territorial e valorização do litoral.

Até ao final de 2013 registou-se no PO ALGARVE 21 mais de 1.470 candidaturas, tendo sido aprovados 606 projetos, com um volume de investimento elegível superior a 392 milhões de euros e um apoio financeiro na ordem dos 195 milhões de euros, lê-se no comunicado.

“No final do ano, o programa atingia já, na sua globalidade, níveis de compromisso superiores à dotação disponível para o período 2007-2013, embora nalgumas áreas as aprovações estejam ainda aquém do programado”, acrescentou a CCDR/Algarve, entidade gestora do programa.

O volume de execução em 31 de dezembro de 2013 rondava os 220 milhões de euros de investimento total, com uma comparticipação de fundos comunitários (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER) de 105 milhões de euros, o que representava um acréscimo de 80 milhões de investimento relativamente ao final do ano anterior.

“É de salientar o esforço de todos os intervenientes e beneficiários do programa para atingir este objetivo, apesar da sua especial exigência para as regiões ‘phasing out’ [que estão a deixar de ser apoiadas por fundos comunitários dirigidos ao desenvolvimento regional], como é o caso do Algarve”, conclui.

Verifique também

Empresa municipal de Vila Real de Santo António vai vender Hotel Guadiana

A empresa municipal de Vila Real de Santo António Sociedade de Gestão Urbana (SGU), que …