A manifestação pública da campanha de Natal da Cáritas ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ realiza-se no Algarve a 20 de dezembro, em Vila Real de Santo António.
A operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ é uma iniciativa solidária que nasceu em França e que começou a ser promovida em Portugal em 2003 pela Cáritas Portuguesa, tendo como principal objetivo incentivar a sociedade civil, os cidadãos, a contribuírem para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais.
A campanha tem lugar durante o Advento (tempo litúrgico que precede o Natal no calendário católico) e é concretizada através de manifestações públicas de natureza religiosa, cívica, cultural e artística, desenvolvidas pela Cáritas Portuguesa e pelas Cáritas Diocesanas.
Em Vila Real de Santo António, pelas 20h45, será feita a concentração junto à Escola de Hotelaria e Turismo, onde será feito o acolhimento à ‘Luz da Paz’ e terá início a ‘Marcha da Paz’ até à igreja matriz. Ali terão lugar diversas intervenções, seguidas do ‘Concerto da Paz’ do Grupo Coral Ossonoba. A iniciativa é promovida pela Cáritas Diocesana do Algarve com a paróquia local e a Câmara Municipal.
A dimensão solidária da campanha consubstancia-se na venda de velas que durante os meses de novembro, dezembro e janeiro podem ser adquiridas pelo valor de 2 euros, nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias aderentes e numa cadeia de supermercados, além do site https://www.caritas.pt/estrelas.
Este ano, do total de verbas angariadas, 65% destinam-se a financiar ações de impacto social em Portugal, enquanto os restantes 35% suportam o Fundo Lusófono Laudato Si, que financia projetos de Ecologia Integral nos países de língua oficial portuguesa.
A Cáritas Portuguesa lançou a campanha no dia em que a Igreja assinalou o Dia Mundial dos Pobres 2024, a 17 deste mês de novembro, em Santarém, no Convento de São Francisco.
A Cáritas convida ainda cada português a acender a vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela de casa.