Pub

Na mensagem de abertura da ‘Semana Conviva’ que ontem teve início, e que é levada a cabo pela equipa do Movimento dos Convívios Fraternos no Algarve, o seu diretor espiritual desafia os jovens convivas durante estes sete dias a reavivar a fé e a redescobrir a importância de a viver em comunidade.

A ‘Semana Conviva’ irá decorrer até sábado, 31 de outubro, sob o tema “(Re)constrói a tua fé em Igreja”. “Somos convidados a redescobrirmo-nos novamente como comunidade dos discípulos de Jesus, a sermos uns com os outros e todos juntos com Jesus. É esse o grande desafio que vos propomos ao longo desta semana: reanimarmos em nós o ardor da fé, a não querermos viver sozinhos, a não vivermos desligados das nossas comunidades cristãs, a não estar longe de Jesus, nem da eucaristia onde Ele se oferecem em amor por cada um de nós”, começa por referir o padre António de Freitas na mensagem divulgada nas redes sociais.

O sacerdote destaca que este desafio se enquadra no da própria Diocese do Algarve para este ano. “A nossa diocese convida-nos recomeçar a partir de Cristo, a partir do essencial e o essencial para nós é a amizade ao Senhor, é o reencontramo-nos com Ele, mas não de um modo isolado porque a nossa fé não se vive sozinhos”, refere, garantindo que nos últimos tempos “muitos deixaram esmorecer este ardor da fé, deixaram de estar nas comunidades, porventura poderão ter descuidado a sua vida de oração, deixaram de sentir necessidade de se reencontrar uns com os outros”.

“Não podemos entrar neste rumo. Não podemos deixar que a nossa vida fique definhada por esta solidão e apatia em que, por vezes, caímos. É tempo de nos levantarmos, é tempo de nos colocarmos novamente a caminho, de descobrirmos em Jesus e com Jesus que a nossa vida é muito mais feliz quando somos do seu grupo de discípulos, quando somos da comunidade onde somos Igreja uns com os outros”, prossegue, adiantando que esta será uma semana marcada por aquilo que define os cristãos. “Oração, testemunhos, partilha de fé, estarmos em comunidade”, concretiza.

“Que Cristo seja sempre a tua luz e que essa luz, reavivada em ti, possa animar e iluminar a vida de tantos jovens que precisam de nós como testemunhas de Cristo para descobrir que Deus os ama”, remata.

A ‘Semana Conviva’ está a ser promovida em vez do Convívio Fraterno que costuma ocorrer incluindo o primeiro fim-de-semana de novembro e que este ano não se pode realizar devido à pandemia de covid-19.

A iniciativa, que já esta noite contou com a divulgação de uma partilha de um casal, conta todos os dias, pelas 21h30, com uma mensagem de elementos da equipa, seguida de testemunhos, momentos de adoração eucarística ou de oração do terço.

No dia 27, a adoração eucarística contará com transmissão online na página do Facebook dos Convívios Fraternos no Algarve, bem como a oração do terço no dia 29 e a eucaristia de encerramento, no dia 31 pelas 12h na igreja de Pêra, que também terá participação presencial.

Pub