Inicio | Educação | Novo itinerário catequético desenvolvido pelas Edições Salesianas foi apresentado em Faro

Novo itinerário catequético desenvolvido pelas Edições Salesianas foi apresentado em Faro

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

As Edições Salesianas vieram no passado dia 7 deste mês ao Algarve realizar uma ação de formação para cerca de 60 catequistas e animadores de grupos de jovens sobre o ‘Ligações’, o novo projeto daquela editora que visa contribuir para a formação cristã de crianças, adolescentes e jovens dos 6 aos 18 anos.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Na formação que teve lugar no salão paroquial de São Luís, em Faro, o diretor editorial das Edições Salesianas e coordenador do projeto explicou que este tem como destinatária a designada ‘Geração Z’ ou ‘iGeneration’ (‘iGen’), nascida entre 1995 e 2010, que disse ser “mais bem-comportada” que as anteriores por começar a “beber muito mais tarde”, ter “menos acidentes de moto” e começar “mais tarde” a vida sexual.

O padre Rui Alberto, doutorado no âmbito da Teologia com especialidade em Pastoral Juvenil e Catequética, frisou que o projeto não pretende romper com o itinerário catequético existente, mas surge numa linha de continuidade e complementaridade, aproveitando o que de bem está feito.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Aludindo à importância da realização de jogos e dinâmicas no âmbito da experiência humana realizada no início de uma catequese, para a integração e construção de um espírito de grupo, o sacerdote enfatizou também os momentos do anúncio da palavra e da expressão de fé, apresentando os conteúdos e os materiais daquele projeto, lançado o mês passado.

Para além dos catecismos para catequizandos e dos guias dos catequistas, o editor lembrou ainda que fazem também parte daquele itinerário de educação à fé materiais complementares para aqueles educadores. O ‘Livro Zero’ de formação base para o catequista, os ‘Livros Extra’ com propostas complementares às catequeses, o site de apoio formativo para os catequistas, o cd-áudio com músicas para dinamizar os encontros, o DVD com filmes e vídeos de apoio e os materiais gráficos úteis às reuniões, são alguns desses apoios.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O padre Rui Alberto adiantou ainda que o projeto contou com colaboradores de vários países como a Costa Rica, a Espanha, a Nigéria, a Nova Zelândia ou a Roménia. O trabalho de ilustração, por exemplo, ficou a cargo do espanhol Patxi Velasco, conhecido como ‘Fano’, um dos ilustradores mais reconhecidos do panorama religioso atual que fez questão que a verba decorrente dos direitos de autor do seu trabalho revertesse na totalidade para uma obra social da Igreja.

Atualmente estão já lançados os materiais do 4º, 7º e 10º anos. A editora conta na próxima primavera fazer o lançamento do 1º ano, 2º, 5º, 8º e 11º anos e, “daqui por um ano e meio” lançar os últimos manuais deste projeto de formação que vai até aos 18 anos.

Verifique também

Universidade do Algarve pondera transformar antiga Escola Superior de Saúde em residência universitária

A Universidade do Algarve (UAlg) está a estudar a possibilidade de transformar o edifício da …