Pub

Assembleia_diocesana_2017 (34)
Foto © Samuel Mendonça

O novo vigário episcopal para a pastoral da Diocese do Algarve tomou posse no passado sábado na Assembleia Diocesana realizada em Quarteira, no salão paroquial de São Pedro do Mar para apresentação do Programa Pastoral 2017/2020 da Igreja algarvia.

Assembleia_diocesana_2017 (33)
Foto © Samuel Mendonça

Antes da oração final de envio, foi feita a leitura da provisão da nomeação tornada pública em julho passado, tendo o padre António de Freitas realizado a sua profissão de fé com o juramento de fidelidade e assinando o auto de posse (ata).

Assembleia_diocesana_2017 (30)
Foto © Samuel Mendonça

Na oração final, lembrou-se que “a missão do vigário da pastoral é a de contribuir para a edificação” da Igreja. “Na fé, pedimos ao Senhor, que abençoe e fortaleça com os seus dons o padre António de Freitas, que em espírito de serviço assume a responsabilidade como novo vigário da pastoral”, rezou-se.

Assembleia_diocesana_2017 (29)
Foto © Samuel Mendonça

No final do encontro, em entrevista à Agência Ecclesia, o padre sacerdote disse que procurará “seguir as orientações expressas pelos conselhos consultivos da diocese, em particular o Conselho Diocesano da Pastoral e da Comissão Permanente”. O responsável acrescentou ainda que procurará “vigiar, vendo se vão sendo implementadas as ideias e as ações que foram sugeridas”.

O padre António de Freitas regressou de Roma no início do último verão, onde esteve desde 2015 a estudar Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense. O sacerdote substituiu no cargo o cónego José Pedro Martins que exercia aquele serviço desde julho de 2009.

Pub