Breves
Inicio | Economia | Obras de melhoramentos nos portos do Algarve terminam este mês

Obras de melhoramentos nos portos do Algarve terminam este mês

Obras_porto_faroA Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) anunciou hoje que as obras de melhoramentos nos portos de Portimão e de Faro devem estar finalizadas ainda em julho, num investimento total de 2,8 milhões de euros.

Em comunicado, a APS revelou que, em Portimão, já terminou a reabilitação do cais Ro-Ro (do inglês “roll-on roll-off”, carga que embarca e desembarca sobre rolamentos) e estão em fase de conclusão as obras de reabilitação do cais flutuante Bartolomeu Dias.

Por seu lado, em Faro estão a decorrer “os trabalhos de reparação do caminho de rolamento dos guindastes”, segundo o mesmo comunicado.

“A modernização dos sistemas de informação e comunicação em ambos os portos foi igualmente uma das preocupações da Autoridade Portuária, encontrando-se praticamente terminada a implementação do sistema de controlo de acessos, enquanto se procede à melhoria das condições operacionais e de segurança dos ‘Datacenters’, bem como a instalação da solução de integração de comunicações rádio VHF e evolução dos ativos da rede informática”, acrescentou a APS.

A administração dos portos realçou que “a segurança e proteção portuária nos portos de Faro e Portimão serão reforçadas com a extensão do Sistema de Supervisão Portuária e do VTS Portuário, o que permitirá uma cobertura vídeo das várias áreas dos cais e a melhoria das operações e do controlo de tráfego marítimo nas áreas molhadas”.

As obras no porto de Faro beneficiaram de um investimento previsto de 1,2 milhões de euros, enquanto em Portimão o valor era de 1,6 milhões, contando com apoios do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Em março, o presidente da APS anunciou um investimento previsto de 21,5 milhões de euros nos três portos sob a sua gestão, sendo que 18,8 milhões seriam investidos no Alentejo.

Verifique também

Projeto empreendedor apresentado no IX Encontro dos Centros Paroquiais e das Misericórdias

A Diocese do Algarve promoveu no passado dia 15 deste mês o IX Encontro dos …