Pub

O parque eólico de Barão de São João, um investimento espanhol e considerado o maior da região sul de Portugal, foi inaugurado às 11:00 e contou com a presença do ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento, Vieira da Silva, e do secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, disse à Agência Lusa fonte ministerial.

Durante a inauguração do parque eólico, a empresa espanhola "E.ON" procedeu a uma demonstração do inovador sistema de "deteção e monitorização de aves" em que o objetivo é salvaguardar a "biodiversidade do entorno daquele parque que vai produzir energia limpa através da força dos ventos.

O Parque Eólico do Barão de São João conta com a instalação de 25 aerogeradores, dispostos ao longo das cumeadas de Barão de São João e da Charrascosa, na costa sudoeste no concelho de Lagos, e prevê-se que produza por ano, aproximadamente, 153 Gigawatts por hora (GWH), o que equivale aproximadamente a um consumo energético de 200 mil habitações.

A STRIX – uma empresa de prestação de serviços nas áreas do Ambiente, Energias renováveis e Sistemas de informação – foi a responsável pelo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto do "Parque Eólico do Barão de São João".

Lusa

Pub