Inicio | Educação | Professores de EMRC das escolas algarvias reuniram-se para preparar o ano letivo (corrigida)

Professores de EMRC das escolas algarvias reuniram-se para preparar o ano letivo (corrigida)

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Vinte e um dos 25 professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no Algarve reuniram-se no passado sábado nas instalações do Seminário de São José, em Faro, para tomar o pulso ao arranque do presente ano letivo.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Dos 25 professores no Algarve de EMRC, três estão ainda por colocar. Mas são várias as escolas algarvias ainda sem docente, muitas com menos de 10 horas semanais de oferta letiva da disciplina, algumas das quais em cidades, como é o caso de Portimão.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Escolar (SDPE) exortou os docentes da disciplina à união da classe e a gerirem as suas relações, “principalmente com os [restantes] professores e os funcionários”. “O professor de EMRC não está colocado só para os alunos. Está colocado para a escola e deve ser a consciência da escola”, afirmou o cónego Carlos César Chantre, considerando que “o professor de EMRC não se deve impor, mas, pela sua presença, deve irradiar simpatia e competência profissional” e “pode ajudar naqueles momentos de crise ou de confidencialidade”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Lembrando que “sobre as costas do professor de EMRC há uma representatividade muito grande” porque ele “representa uma instituição de mais de um bilhão de pessoas”, aquele responsável referiu que “o professor de EMRC pode e deve influenciar a escola, principalmente nas épocas de transição”. “Estamos numa época de transição cultural, de estilo de vida e é nesta época de transição que somos chamados a ser diferentes e a ter esperança”, prosseguiu.

O encontro de sábado, promovido pelo Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve, serviu ainda para agendamento e divulgação de atividades como a Semana Nacional da Educação Cristã, o X Encontro Nacional de alunos do Ensino Secundário, ações de formação nacionais, interdiocesanas e diocesanas, aulas relacionadas com a Jornada Mundial da Juventude de 2022 em Lisboa, Encontro Diocesano de alunos e para dar a conhecer novas legislações e a programação anual para a casa de retiros da diocese.

No último ano letivo, a disciplina de EMRC foi lecionada em 43 escolas algarvias do primeiro ciclo. Dos mais de 6.757 alunos, 1272 foram os que frequentaram a aula do 1º ao 4º ano.

No segundo e terceiros ciclos, dos mais de 25.000 alunos algarvios frequentaram a disciplina 5.779 estudantes.

 

Verifique também

Autor do ‘Say Yes’ apresentou o projeto para adolescentes e apontou a itinerário após a JMJ de Lisboa

O autor do ‘Say Yes – aprender a dizer sim’, itinerário para adolescentes de preparação …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR