Breves
Inicio | Educação | Professores de EMRC viveram dia de reflexão

Professores de EMRC viveram dia de reflexão

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que estão a lecionar a disciplina no Algarve neste ano letivo de 2017/2018 reuniram-se no passado dia 24 de fevereiro para um dia de reflexão que teve lugar no Seminário de São José, em Faro.

A iniciativa, participada por cerca de 15 docentes, foi orientada pelo padre Frederico de Lemos, sacerdote da Companhia de Jesus (jesuítas), e visou sobretudo incidir a reflexão na dimensão pessoal do professor para no final a ligar às suas competências profissionais. O sacerdote falou aos professores da “importância de não fazer nada 10 minutos por dia”.

Neste sentido, desafiou ao acesso ao que se passa na “profundidade” de cada um, à necessidade de “ler os sinais interiores” pessoais e à premência de “agir mais do que reagir”.

Na última parte do encontro, o sacerdote introduziu com uma conferência TED o filme “O Circo da Borboleta” que os participantes visionaram, para destacar o papel do docente como educador, ou seja, como “alguém que ajuda a desabrochar o potencial” do aluno. A curta metragem de Joshua Weigel, conta a história de Will (Nick Vujicic), um deficiente físico que não possui braços nem pernas e que começa por ser vítima de exploração como atração principal num circo de aberrações e que termina por superar os seus próprios medos e limitações.

Verifique também

Edições Salesianas lançam novo itinerário catequético em setembro

As Edições Salesianas vão lançar em setembro deste ano o ‘Ligações’, um novo projeto que …