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Programa Operacional Algarve2020 aprova candidaturas no valor de 14 milhões de euros

A Comissão Diretiva do Programa Operacional Algarve 2020 anunciou hoje a aprovação de 34 candidaturas e concedeu apoios financeiros no valor de 14 milhões de euros, em áreas como a reabilitação urbana, do património cultural ou tecnologias da informação.

A estrutura que gere a aplicação dos fundos comunitários no Algarve, e que é dirigida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, fez este anúncio numa nota de imprense de balanço do trabalho realizado e das deliberações que adotou na sua última reunião.

“A reunião teve como principais pontos da ordem de trabalhos a aprovação de 34 candidaturas no montante global de 14 milhões de euros, nos domínios da reabilitação urbana, do património cultural, das infraestruturas e equipamentos sociais e de saúde, da promoção, das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) na administração local e em serviços públicos”, anunciou a Comissão Diretiva num comunicado.

A mesma fonte referiu também que nessa 17.ª reunião da Comissão Diretiva do Programa Operacional Algarve 2020 (PO Algarve2020) “foi feito o ponto de situação do programa a 30 de novembro de 2016” e que já “inclui novas aprovações de investimentos no Sistema de Incentivos (SI), totalizando 327 operações aprovadas e registando comparticipações na ordem dos 79 milhões de euros”.

“Parte significativa dos apoios concedidos destina-se ao ‘Eixo Prioritário 8 – Modernizar e Capacitar a Administração’ do PO ALGARVE 2020, com o fim de melhorar o acesso às TIC”, precisou, apontando como exemplos destes projetos “o aumento da largura de banda entre os Campus da Penha e de Gambelas” da Universidade do Algarve ou “operações de apetrechamento” para “tornar mais inteligentes os serviços digitais da Região de Turismo do Algarve (RTA) e do sítio na Internet www.visitalgarve.pt”.

Foi ainda aprovada, segundo a informação da Comissão Diretiva, “uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) envolvendo os 16 municípios do Algarve e visando o redesign e desmaterialização – harmonização e normalização dos portais autárquicos existentes, bem como a integração de plataformas móveis (mobile)”.

A reestruturação tecnológica do Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve), “visando a desmaterialização dos processos internos e na especialidade de cardiologia, nas áreas da hemodinâmica e ecocardiologia, infraestruturas para um novo ‘data center’ e para gestão documental”, foi outro projeto aprovado, acrescentou.

O presidente da CCDR do Algarve e gestor da Comissão Diretiva do PO Algarve2020, citado no comunicado, destacou “as deliberações do Governo que permitem operacionalizar o ‘Acelerador do Investimento Municipal’, introduzindo majorações de 10% para os pedidos de pagamento com entrada até 31 de dezembro de 2016 e de 7,5% para os que venham a ocorrer até 31 de julho deste novo ano de 2017”.

Francisco Serra aproveitou, ainda, a reunião para dar conta de “algumas medidas de simplificação de investimento público de âmbito municipal, aprovadas em 02 de novembro pela Comissão Interministerial de Coordenação do PORTUGAL 2020”, segundo o comunicado.

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