Breves
Inicio | Igreja | Religiosos a trabalhar no Algarve viveram dia de recoleção

Religiosos a trabalhar no Algarve viveram dia de recoleção

No passado dia 20 de novembro realizou-se o encontro da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal – Secretariado Regional do Algarve, no Seminário São José de Faro.

O encontro iniciou às 10h e terminou com a eucaristia às 17h. Estiveram presentes 18 consagrados dos diversos institutos religiosos da Diocese do Algarve.

No dia do encerramento do Ano Jubilar da Misericórdia pretendia ser um dia de “deserto, silêncio e reflexão” sob o tema “Misericórdia de Deus no Magnificat de Maria”. O tema foi desenvolvido em videoconferência, sendo o texto do padre Armindo dos Santos Vaz, carmelita descalço.

“De forma simples e profunda, o padre Armindo fez uma leitura do Magnificat na perspetiva da misericórdia. Referiu que este Cântico é um «colar de pérolas» recolhido do Antigo Testamento, onde Maria pensa e fala da Palavra de Deus. Maria é porta-voz dos «bem-aventurados os pobres» do seu povo, dos que procuram a felicidade em Deus. Desta forma, o Magnificat colocou-nos com Maria diante de Deus como referiu o padre Armindo”, testemunha a irmã Anabela Silva, uma das religiosas participantes.

E este dia procurou ser vivido dessa forma: após o desenvolvimento do tema, o grupo teve um momento de reflexão e oração pessoal, com possibilidade de confissões.

Após o almoço partilhado, às 15h, os consagrados reuniram-se na capela do Seminário para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. “Um momento de encontro com o Senhor para adorar, louvar e agradecer. Ali, diante do Senhor, rezou-se pelas famílias, pelos jovens, pelos doentes, pelos institutos, pela Igreja. O coração agradeceu o dia na celebração da eucaristia, presidida pelo padre José Henriques”, franciscano, conta a consagrada, que agradece pela iniciativa. “Bem-haja ao Secretariado Regional da CIRP do Algarve pela organização deste dia e da possibilidade que criou de encontro com o Senhor, rico em Misericórdia para com o seu povo”, conclui.

Verifique também

Bispo do Algarve faz novas nomeações com apelo a uma “pastoral de convergência”

A “proximidade da festa litúrgica da dedicação” da catedral, que se celebra amanhã, 19 de …