Breves
Inicio | DA | S. Brás de Alportel acolheu manifestação pela Paz integrada na campanha de Natal da Caritas

S. Brás de Alportel acolheu manifestação pela Paz integrada na campanha de Natal da Caritas

dez_milhoes_estrelas_2013-25
© Samuel Mendonça

Largas centenas de pessoas participaram no sábado à noite, em São Brás de Alportel, na manifestação pública pela paz, promovida pela Caritas Diocesana do Algarve em colaboração com a paróquia local, integrada na campanha de Natal “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, promovida pela Caritas Portuguesa.

Depois da concentração na Praça da República, onde foram acesas as velas a partir da “Luz da Paz”, recebida pela paróquia de São Brás de Alportel no passado dia 24 de novembro, seguiu-se a marcha pela paz até à igreja matriz.

dez_milhoes_estrelas_2013-32
© Samuel Mendonça

O presidente da Cáritas do Algarve destacou o objetivo da iniciativa, sublinhando a importância dos três valores – da paz, justiça e solidariedade – que lhe estão subjacentes. Carlos de Oliveira lembrou que a edição deste ano da campanha que se realiza desde 2003 volta a ajudar os desempregados algarvios e também a “minimizar o sofrimento das crianças vítimas da guerra na Síria”. Das receitas conseguidas com a venda de velas, 65% reverterão para o Serviço de Apoio Social da Caritas Diocesana do Algarve e os restantes 35% serão canalizados para projetos de apoio às crianças vítimas da guerra na Síria.

Após o concerto do grupo “Figo Maduro”, que canta há 13 anos, composto por mãe e quatro filhos e que interpretaram temas de Natal e outros do seu reportório, seguiu-se a eucaristia presidida pelo vigário geral da Diocese do Algarve, em representação do bispo diocesano, ausente na visita pastoral às paróquias da cidade de Portimão.

dez_milhoes_estrelas_2013-34
© Samuel Mendonça

O cónego Firmino Ferro explicou que a campanha teve origem num gesto de reconciliação em Annecy (França) em 1984, alastrando-se mais tarde a toda a França, a toda a Europa e a todo o mundo.

Lembrando que “a vela acesa significa Cristo, luz do mundo” e que a “luz e paz” são, sobretudo, “para os mais excluídos da sociedade” e “para os que se encontram em guerra exterior e interior”, o sacerdote desafiou os presentes a serem “arautos da paz”. “Não bastam palavras. São precisas ações”, lembrou, pedindo que acendam em casa, na noite da consoada, a vela adquirida. Recorde-se que a Caritas convida cada português a acender na noite de 24 de dezembro a vela adquirida e a colocá-la à janela de casa.

Em declarações ao Folha do Domingo, o presidente da Caritas do Algarve regozijou-se com a adesão à campanha ter sido este ano “muito superior” no Algarve. “É muito superior ao ano de 2012, mas seria muito maior se as comunidades do sotavento também colaborassem”, afirmou Carlos Oliveira, lamentando a “pouca adesão” por parte das paróquias do sotavento algarvio, com exceção de Cachopo.

No entanto aquele responsável destaca que o “grande desenvolvimento” desta 11ª edição “deve-se essencialmente às comunidades paroquiais e, muito em particular, à comunidade paroquial de São Brás de Alportel, através do grupo da Caritas paroquial, recentemente criado, que tem implementado uma dinâmica como nunca aconteceu em torno da campanha”.

Várias paróquias algarvias realizaram também iniciativas de sensibilização para a campanha.

dez_milhoes_estrelas_2013-49
© Samuel Mendonça

A maestrina Joana Carneiro dá este ano a cara pela campanha de natal da Caritas Portuguesa na televisão, através da RTP2 e TVI, e na rádio, através da Renascença, e desafia os portugueses à solidariedade.

A campanha conta ainda com a colaboração da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, que se associou ao projeto com o seu novo livro ‘Esperar Jesus com Maria – Caminho do Advento’, ilustrado por Isabel Monteiro.

As velas da campanha estão ainda à venda em diversas escolas do país, nas Caritas Diocesanas e paróquias e também em estabelecimentos comerciais que se associaram à iniciativa, à imagem do que tem sucedido nos últimos anos, e podem ser adquiridas a um preço unitário de um euro ou quatro euros (pack de quatro velas).

Verifique também

Sismo de magnitude 3,9 na escala de Richter a sul de Faro

Um sismo de magnitude 3,9 na escala de Richter foi sentido ontem entre Faro e …