Pub

Parlamento_jovensNo passado dia 11 deste mês, a aluna do Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, Mariana Farrajota Correia, participou, por videoconferência, na eleição para a Mesa da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, tendo sido eleita como secretária.

A aluna irá assim representar, pela primeira vez, não apenas aquele estabelecimento de ensino, mas o Algarve na sessão nacional para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico que terá lugar nos próximos dias 2 e 3 de maio na Assembleia da República.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo, que culmina com a realização anual de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e outra destinada aos alunos do ensino secundário.

No presente ano letivo, o Colégio de Nossa Senhora do Alto, incluiu no seu plano anual de atividades o projeto Parlamento dos Jovens, dinamizado pela Assembleia da República, dirigido a todas as escolas do ensino básico e secundário, com os objetivos de desenvolver competências de cidadania ativa e participativa, dar a conhecer aos alunos a Assembleia da República e o seu modo de funcionamento, incentivar à reflexão e ao debate, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

No decorrer do primeiro período letivo, a equipa do projeto Parlamento dos Jovens levou a cabo ações de sensibilização para o tema em debate neste ano: “Racismo, Preconceito e Discriminação”. Destas ações resultou a apresentação de cinco listas, cada uma com três medidas ao processo eleitoral para a Sessão Escolar.

No início do segundo período, realizou-se a campanha eleitoral e no dia 18 de janeiro as eleições decorreram com uma adesão que rondou os 100%. Foram eleitos 31 deputados que se reuniram a 22 daquele mês, dia da Sessão Escolar.

Na Sessão Escolar foram eleitas as três deputadas à Sessão Regional/Distrital – Maria Paula Caniné, Mariana Farrajota Correia e Francesca Marguti Neiva –, tendo sido eleito deputado suplente o aluno, Guilherme Alves. A deputada Mariana Farrajota Correia foi também eleita como candidata à Mesa da Sessão Regional.

No dia 17 de fevereiro teve lugar na Direção Geral de Estabelecimentos Escolares do Algarve uma reunião para a eleição da Mesa da Sessão Regional. Nesta todos os jovens eleitos para a Mesa foram submetidos a um conjunto de questões sobre o Regulamento da Sessão Regional. No final realizou-se uma eleição da qual a aluna do Colégio de Nossa Senhora do Alto saiu vencedora, sendo nomeada presidente da Mesa da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens.

No dia 7 de março, os jovens deputados algarvios eleitos, sob a presidência da aluna, Mariana Farrajota Correia, participaram na Sessão Regional do Parlamento dos Jovens, que se realizou no salão nobre da Câmara Municipal de Faro, elegendo os deputados e o projeto de recomendação que irão representar o círculo eleitoral de Faro na Sessão Nacional.

Como presidente da Mesa da Sessão Regional, e dando cumprimento ao regimento, a aluna Mariana Farrajota Correia teve acesso direto à eleição para a Mesa da Sessão Nacional, tendo sido eleita pelos seus pares como secretária.

Do Algarve foram ainda eleitos como deputados para a Sessão Nacional destinada aos jovens do ensino básico, os alunos Edgar Carmo (porta-voz) e Inês Costa, da escola Básica D. Dinis (Quarteira), e Filipa Viegas e Daniela Chagas da Escola Básica Professor Paula Nogueira (Olhão).

Pub