Pub

Os Caminheiros e Companheiros (escuteiros dos 18 aos 22 anos, respetivamente dos ramos terrestre e marítimo) do Corpo Nacional de Escutas (CNE) vão celebrar este ano o seu patrono – São Paulo – de forma diferente devido à covid-19.

A atividade será dinamizada pela Secretaria Pedagógica da IV Secção do CNE sob o lema “Porque Em Ti Podem Estar Os Olhos De Deus” e terá como imaginário o episódio do apedrejamento de Santo Estevão, narrado nos Actos dos Apóstolos. “Porque vivemos tempos diferentes, também este dia será vivido de uma forma diferente. Todos os Caminheiros e Companheiros foram convidados a idealizar um projeto de serviço em Clã/Comunidade e que, inspirados pela passagem presente no imaginário, possa ser realizado no futuro e logo que existam condições para ser desenvolvido em segurança”, explica a organização.

Os projetos de serviço deverão ser submetidos, através de formulário próprio, até ao dia 30 de janeiro. Posteriormente, serão partilhadas todas as apresentações dos projetos no sítio da Junta Regional do Algarve, de modo a “servir de inspiração para outras ações de serviço a realizar”, elucida a organização.

“Também os Caminheiros/Companheiros que vivam de forma isolada poderão, caso seja possível, participar nesta atividade juntando-se a outros irmãos de agrupamentos próximos que se encontrem nas mesmas condições, sendo que devem privilegiar reuniões virtuais ou de acordo com as normas que estiverem em vigor”, acrescenta-se.

O culminar da celebração do patrono decorrerá no dia 30 deste mês com o Fogo de Conselho que se realizará pelas 21h30 por via digital, através da plataforma Zoom.

A atividade comemorativa do Dia de São Paulo é assinalada anualmente no fim-de-semana mais próximo do dia da solenidade litúrgica da conversão do apóstolo, 25 de janeiro.

Pub