Inicio | Educação | Colégio de Nossa Senhora do Alto peregrinou ao Santuário da Mãe Soberana

Colégio de Nossa Senhora do Alto peregrinou ao Santuário da Mãe Soberana

Os alunos do 2º e 3º ciclos do Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, realizaram no passado dia 9 deste mês uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, em Loulé.

Em nota enviada ao Folha do Domingo, aquele estabelecimento educativo explica que a iniciativa, proposta pela sua equipa da pastoral, procurou ser um “momento de paragem” e “uma forma de envolver a comunidade educativa para a vivência do tempo forte da Quaresma”.

A peregrinação, sob o tema da caminhada quaresmal proposta no colégio “Pela estrada de Jesus… rumo à vida feliz”, teve início ainda no autocarro com uma reflexão e oração. Chegados à estação de comboios de Loulé, alunos e professores, divididos por 10 grupos, iniciaram a caminhada, composta por quatro paragens com uma breve reflexão, uma oração e uma dinâmica.

Chegados ao santuário, os peregrinos partilharam o almoço e participaram numa breve celebração, presidida pelo reitor, de agradecimento pelo caminho feito em conjunto e de oração pelas famílias.

O padre Carlos de Aquino deixou um apelo à “felicidade do serviço de quem se põe a caminho para ir ao encontro do outro”.

Também os alunos do 1º ciclo daquele colégio realizaram no dia 10 deste mês uma visita à zona histórica da cidade de Faro. Após a concentração junto das muralhas, onde teve lugar a oração da manhã, o grupo visitou a Sé, a “Exposição para a Difusão do Conhecimento – Núcleo Histórico da Imprensa de Gutenberg e do Pentateuco de Faro”, patente no espaço da antiga capela do Paço Episcopal, o Seminário de São José e o próprio Paço Episcopal. Na visita ao Paço Episcopal foram acompanhados pelo vigário geral, o cónego Carlos César Chantre, e no Seminário diocesano foram acolhidos pelo padre António de Freitas, reitor da instituição, que disponibilizou o refeitório para o almoço dos alunos.

“Foram dois dias onde se pretendeu dar um pouco de espiritualidade e o contacto com o amor de Deus nas suas mais diversas manifestações. A serenidade e o ambiente que se viveram, é sinal dessa presença amorosa e terna de Deus junto de cada um de nós”, acrescenta a nota do Colégio de Nossa Senhora do Alto.

Verifique também

Plano de atividades da Diocese do Algarve para a catequese incide na formação de catequistas

O plano de atividades do Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR