Inicio | Educação | Corpo Nacional de Escutas assinalou 86 anos no Algarve com inauguração de galeria de fotos

Corpo Nacional de Escutas assinalou 86 anos no Algarve com inauguração de galeria de fotos

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) está a comemorar 86 anos de presença no Algarve e no passado domingo a Junta Regional do Algarve assinalou a efeméride com inauguração de uma galeria de fotos de todos os chefes regionais na sua sede, em Lagoa.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Numa das paredes da sede regional passaram a figurar os 10 chefes e os três coordenadores regionais que já passaram pela região, desde que esta foi formalmente constituída em 1947, até hoje.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“Não quis esta Junta Regional deixar de homenagear todos os responsáveis que passaram por esta região. Por este motivo quisemos que hoje fosse inaugurada esta exposição de fotos dos ex-chefe regionais”, explicou na ocasião o atual chefe regional do CNE.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

José Cercas Vicente, que apresentou um breve historial daquele movimento no Algarve completada pelo historiador e também dirigente João Vasco Reis, nomeou e evocou os seus antecessores, alguns dos quais presentes entre vários outros dirigentes que também estiveram na iniciativa.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O chefe regional desejou ainda “que o CNE seja cada vez mais fiel interprete dos novos ideais do escutismo católico”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A vereadora da Câmara de Lagoa, Ana Cristina Martins, também presente, considerou o trabalho do CNE de “extrema importância” na formação dos jovens porque que “lhes deixa uma marca de valor que é inestimável e inigualável”.

A inauguração inseriu-se na celebração do Dia do CNE que teve lugar nos dias 26 e 27 deste mês em Lagoa.

O CNE, fundado em 1932 no Algarve pelo cónego José Augusto Vieira Falé, conta atualmente com 34 agrupamentos num total de quase 2.400 elementos (cerca de 620 Lobitos, 655 Exploradores/Moços, 483 Pioneiros/Marinheiros, 250 Caminheiros/Companheiros e 370 dirigentes).

Verifique também

Primeiro-ministro e ministro da Educação vieram inaugurar o Conservatório de Música de Loulé

O primeiro-ministro e o ministro da educação estiveram esta manhã presentes, em Loulé, na inauguração …