Inicio | Educação | Eliminatória algarvia para torneio nacional de técnica escutista realizou-se em Tavira

Eliminatória algarvia para torneio nacional de técnica escutista realizou-se em Tavira

Eliminatoria_algargia_tecoree_2018 (28)
Foto © Samuel Mendonça

Realizou-se ontem, no Parque de Feiras e Exposições de Tavira, a eliminatória regional da edição deste ano do Tecoree, um torneio de técnica escutista para Pioneiros e Marinheiros (elementos dos 14 aos 18 anos), respetivamente dos ramos terrestre e marítimo do Corpo Nacional de Escutas (CNE), promovido e organizado desde 2011 pelo CNAE – Campo Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova do Corpo.

Eliminatoria_algargia_tecoree_2018 (9)
Foto © Samuel Mendonça

O torneio, participado por 50 equipas (com um mínimo de cinco elementos, cada uma) de todo o país, é constituído por um conjunto de provas que abrangem conhecimentos no âmbito da chamada “técnica escutista” e a eliminatória de ontem, que decorreu em simultâneo em todas as regiões do país, contou com 10 provas distribuídas por seis áreas distintas: socorrismo, orientação, código morse, código homógrafo, pioneirismo e amarrações e nós.

Eliminatoria_algargia_tecoree_2018 (14)
Foto © Samuel Mendonça

No Algarve, a eliminatória foi participada por 15 equipas de 11 dos 34 agrupamentos da região, num total de cerca de 100 Pioneiros e Marinheiros presentes, apoiados por cerca de 30 dirigentes, tendo sido selecionadas duas equipas – D. Paio Peres Correia do Agrupamento 100 de Tavira e Fernando Pessoa do Agrupamento 173 de Lagos – que representarão a região, de 24 a 27 de março deste ano, em Idanha-a-Nova.

Eliminatoria_algargia_tecoree_2018 (18)
Foto © Samuel Mendonça

A eliminatória algarvia foi promovida pela Junta Regional do Algarve do CNE, através da Secretaria Pedagógica da III Secção.

Eliminatoria_algargia_tecoree_2018 (36)
Foto © Samuel Mendonça

Atualmente, o maior movimento escutista em Portugal está presente nas 20 dioceses territoriais e regista um efetivo de 73 mil associados – 59 mil crianças e jovens e 14 mil adultos. O CNE, fundado no dia 27 de maio de 1923 por ação de D. Manuel Vieira de Matos, arcebispo de Braga, conta no Algarve com cerca de 2.410 elementos (cerca de 600 Lobitos, 600 Exploradores/Moços, 500 Pioneiros/Marinheiros, 250 Caminheiros/Companheiros e 397 dirigentes) de 34 agrupamentos.

Eliminatoria_algargia_tecoree_2018 (43)
Foto © Samuel Mendonça

Verifique também

Novo itinerário de educação à fé quer complementar o que já existe

O diretor editorial das Edições Salesianas e coordenador, que no passado dia 7 deste mês …