Pub

A entrega do jardim sul do palácio de Estoi ao município foi uma das cerimónias que assinalaram ontem o Dia de Faro, juntamente com homenagens a funcionários municipais ou figuras destacadas do concelho.

O palácio de Estoi alberga uma Pousada de Portugal e a entrega do jardim sul à autarquia será feita pela Enatur, que gere os estabelecimentos da rede de Pousadas de Portugal, no âmbito do protocolo que foi assinado entre as duas partes em 2008 e permitiu a abertura da unidade de alojamento nesse imóvel, classificado de interesse público desde 1977.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Rogério Bacalhau precisou que, “em 2008, quando se fez o protocolo com a Enatur de entrega do palácio para requalificação e depois exploração enquanto hotel, foram entregues também os jardins do palácio”, mas com a “condição de a Enatur requalificar e depois entregar ao município”.

“Passaram-se nove anos, essa requalificação, mediante um projeto que estava previamente definido, foi concluída e o que vai acontecer hoje é a entrega formal, para depois o município tratar e pôr à disposição da comunidade”, constatou o autarca, referindo-se à cerimónia que se realizou ontem e que se somou às homenagens e à sessão solene realizadas ao longo do dia.

A mesma fonte revelou que está “neste momento um concurso a decorrer para a manutenção daquele espaço” e a autarquia pretende “manter aquele jardim aberto para visitas, tanto dos farenses como de quem visita” a cidade.

“A gestão será do município, como é feita com o [jardim] da Alameda, que da manhã abre e à noite fecha-se”, adiantou, exemplificando o modelo a adotar quando a Câmara estiver na posse do jardim.

Rogério Bacalhau deixou também uma palavra para as “homenagens que aos funcionários do município com 20 e 35 anos de serviço e que são o maior capital que a câmara tem” e “trabalham incansavelmente para tentar resolver os problemas do município”.

O autarca mencionou ainda as homenagens que o município fez ontem a “algumas personalidade e entidades”, nomeadamente a António Justo, antigo presidente da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Faro e que “faz um ano que faleceu”, recordou Rogério Bacalhau.

O cantor Diogo Piçarra, as Ordens dos Médicos, dos Advogados e dos Engenheiros, o reitor da Universidade do Algarve, António Branco, o médico e antigo diretor clínico do Hospital de Faro, João Maria Larguito Claro, ou o benfeitor da freguesia da Conceição de Faro, Álvaro dos Santos Calçada Paço, foram outros dos homenageados nas comemorações do Dia do Município de Faro.

com Lusa

Pub