Breves
Inicio | Educação | Escuteiros celebraram S. Paulo com atividade que incluiu serviço de apoio a animais

Escuteiros celebraram S. Paulo com atividade que incluiu serviço de apoio a animais

Dia_s_paulo_2018 (3a)
Foto © Filipa Bernardo

Os Caminheiros e Companheiros (escuteiros dos 18 aos 22 anos, respetivamente dos ramos terrestre e marítimo) do Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebraram este ano o seu patrono – São Paulo – com uma atividade que teve lugar em Albufeira de 26 a 28 de janeiro.

A edição deste ano da iniciativa, que anualmente é realizada através da Secretaria Pedagógica da IV Secção do CNE no fim-de-semana mais próximo do dia da solenidade litúrgica da conversão do apóstolo – 25 de janeiro –, foi organizada em torno do imaginário da comédia de animação “The Croods”, tendo como lema, “Nunca tenhas medo…”, eleito no último no Encontro Regional de Caminheiros e Companheiros.

O filme, que inspirou o “Dia de São Paulo” deste ano e que procurou incentivar os jovens escuteiros a não terem medo de arriscar a superação pessoal, conta a história de uma família pré-histórica que, tendo vivido sempre enclausurada na caverna que os viu nascer, vê-se forçada a deixar a sua zona de conforto para arriscar ir para além dos seus limites e assim descobre um mundo que desconhecia.

Promovido em colaboração com o Agrupamento 714 de Albufeira, o encontro para celebrar o patrono da IV secção do CNE contou com a participação de cerca 70 Caminheiros e Companheiros e cerca de 20 dirigentes e teve início na sexta-feira (26 de janeiro) ao final do dia no Centro Pastoral Beato Vicente.

Divididos por quatro grupos (clãs), os escuteiros realizaram raides de cerca de cinco quilómetros que levou até aos locais onde tiveram de pernoitar.

Dia_s_paulo_2018 (3b)Na manhã seguinte, dirigiram-se até instituições de defesa animal onde realizaram voluntariado. Dois grupos dedicaram-se ao trabalho de beneficiação de gatos e os outros dois ao serviço de apoio a cães. Para além da limpeza e manutenção dos gatis e canis, os escuteiros realizaram ainda passeios com os cães para incentivo à adoção dos animais e construíram dois gatis com material que lhes foi fornecido. Os dirigentes conseguiram também encontrar um cão abandonado que era procurado há cerca de duas semanas por uma das instituições.

Dia_s_paulo_2018 (3)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Concluído o serviço, os Caminheiros e Companheiros seguiram ao fim do dia de sábado (27 de janeiro) para a zona da Branqueira, onde montaram acampamento e realizaram o tradicional Fogo de Conselho noturno.

Dia_s_paulo_2018 (13)No domingo (28 de janeiro) realizaram jogos didáticos e de cooperação relacionados com o imaginário e participaram na eucaristia presidida pelo assistente regional do CNE, o padre Nelson Rodrigues.

Dia_s_paulo_2018 (15)Presente na eucaristia e no encerramento da atividade, esteve também o chefe da Junta Regional do Algarve do CNE, José Cercas Vicente.

Verifique também

Uma só aluna faz escola de Alcoutim subir mais de 800 lugares no ‘ranking’

As notas obtidas por uma só aluna podem fazer uma escola subir mais de 800 …

Deixe uma resposta