Pub

Nos dois encontros que realizou este mês através da plataforma Zoom com as Equipas de Animação, a Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) apelou a que mantenham o contacto e a relação com os escuteiros, apesar das atividades presenciais estarem suspensas, e disponibilizou a sua colaboração.

Nos encontros, promovidos através da Secretaria Regional Pedagógica, no dia 5 de fevereiro para os animadores das I e II secções e no dia 12 para os das III e IV secções, foi-lhes pedido que procurem “reunir regularmente” através das plataformas online ou que pelo menos mantenham o contacto com os elementos para “estimular a reflexão e o trabalho de equipa” ou para “propor tarefas simples”.

Os dirigentes foram convidados a visitar o portal ‘escutismoemcasa.pt’, nascido há quase um ano para manter a dinâmica do escutismo em tempo de imposição do isolamento social, devido à pandemia de Covid-19, para retirar ideias de dinâmicas a desenvolver neste tempo.

Nos encontros, sublinhou-se que entre os “maiores desafios” com que os dirigentes se deparam para desenvolver o “escutismo à distância” estão a “motivação dos elementos, reunir de forma regular, estratégias para trabalhar à distância, conteúdos para fazer escutismo em casa, conhecimento informático, equipamentos informáticos, organização dos elementos e o excesso de atividade online”.

A Secretaria Regional Pedagógica apresentou ainda uma proposta de reuniões trimestrais para “promover relações próximas com os chefes de unidade e as suas equipas”, para “apoiar a correta aplicação do método, envolver as equipas de animação nos projetos regionais, criar um espaço de partilha, preparar os comités nacionais e melhorar a comunicação entre as estruturas dos respetivos níveis”.

Foi ainda sugerida a criação de uma Rede Pedagógica como “meio de comunicação complementar à comunicação oficial”, um “canal de comunicação direto” para “facilitar a comunicação entre a Secretaria Regional Pedagógica e as Equipas de Animação, que possa “contribuir para maior ligação entre os dirigentes das várias Equipas de Animação das secções”. A rede deverá incluir uma base de dados daquelas equipas e grupos para os chefes de unidade de cada secção na aplicação de mensagens instantâneas WhatsApp e uma plataforma digital de partilha de documentos.

Foram ainda apresentados os resultados do inquérito aos chefes de unidade sobre as Equipas de Animação que revelou um decréscimo de 391 elementos (incluindo dirigentes) no último ano no contingente regional.

Os encontros das equipas de animação incluíram ainda reuniões por secção onde os dirigentes puderam discutir a forma de levar a cabo as próximas atividades previstas.

Pub