Inicio | Economia | Obras no porto de Faro criam condições para cruzeiros turísticos

Obras no porto de Faro criam condições para cruzeiros turísticos

Obras_porto_faroO presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), João Franco, disse hoje que os melhoramentos em curso no porto de Faro vão criar condições para o desenvolvimento da atividade de cruzeiros.

Em respostas por escrito à agência Lusa, João Franco explicou que “o presente projeto de requalificação e ordenamento permitirá compatibilizar as operações de navios de carga e de passageiros nos 200 metros do atual cais comercial, criando as condições para o desenvolvimento da atividade de cruzeiros turísticos, da maior importância económica para o município e a região onde o porto se insere”.

No entanto, face à pergunta de quando está prevista a receção de cruzeiros em Faro, o presidente da APS respondeu que “em função dos interesses que se venham a manifestar serão analisados os investimentos necessários”.

“No entanto, até ao momento não temos qualquer escala de cruzeiros agendada para este porto”, referiu João Franco.

O presidente da APS sublinhou que “com estas obras pretende-se proceder à reparação de emergência do abatimento e caminho de rolamento dos guindastes no cais comercial de Faro e ao ordenamento e requalificação da área portuária, no sentido de alargar as suas atuais valências a outras atividades do setor”.

Adicionalmente, pretende-se “melhorar as condições de operacionalidade, aumentando, assim, os seus níveis de eficiência, situação imprescindível para a fidelização dos tráfegos atuais, principalmente associados a indústrias de elevado valor acrescentado para a região e para a captação de novos tráfegos”.

O ordenamento do espaço portuário vai também permitir criar “as condições para o futuro loteamento do mesmo”.

A APS anunciou na segunda-feira que as obras de melhoramentos nos portos de Portimão e de Faro devem estar finalizadas ainda em julho, num investimento total de 2,8 milhões de euros.

Em comunicado, a APS revelou que, em Portimão, já terminou a reabilitação do cais Ro-Ro (do inglês “roll-on roll-off”, carga que embarca e desembarca sobre rolamentos) e estão em fase de conclusão as obras de reabilitação do cais flutuante Bartolomeu Dias.

Verifique também

Presidente da AMAL aplaude transportes mais baratos, mas diz ser preciso tempo para ajuste

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) aplaudiu ontem a implementação do Programa de …