Breves
Inicio | Educação | Plano de atividades da Diocese do Algarve para a catequese incide na formação de catequistas

Plano de atividades da Diocese do Algarve para a catequese incide na formação de catequistas

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O plano de atividades do Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve para o presente ano pastoral de 2019/2020 tem previstas diversas iniciativas, com forte incidência na formação dos catequistas.

Após a apresentação do projeto ‘Say Yes – aprender a dizer sim’, itinerário para adolescentes de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2022, nos dias 6 e 7 do mês passado em Fátima e no passado dia 1 deste mês nas Ferreiras, o calendário das atividades para os educadores algarvios prossegue já nos dias 25, 26 e 27 deste mês com as Jornadas Nacionais de Catequistas, em Fátima. O ano passado, a Diocese do Algarve foi a segunda do país com maior número de participantes no evento.

O mês de novembro continuará a ser muito dedicado à formação. O Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) promove, nos dias 9 e 10, no Seminário de São José, em Faro, a primeira sessão do curso de formação de catequistas para destinatários das paróquias que constituem as vigararias de Faro e Tavira. A segunda sessão terá lugar no mesmo local nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

Pelo meio, para além do encontro das equipas vicariais que se realizará no Seminário de Faro no dia 9, pelas 14h30, realiza-se uma formação, orientada pelo padre António de Freitas, no dia 29 no Centro Pastoral de Pêra, pelas 21h, para catequistas das paróquias que constituem as vigararias de Portimão e Loulé, que se repetirá no dia 6 de dezembro, às 21h, na igreja de Altura, para os catequistas das paróquias que constituem as vigararias de Faro e Tavira.

Em dezembro, o SDCIA apresentará ainda a proposta da campanha de Advento para preparação da celebração do Natal.

No dia 25 de janeiro realizar-se-á o Dia Diocesano do Catequista, em local a anunciar na área da vigararia de Faro, que incidirá a sua reflexão sobre a catequese com os adolescentes.

Em fevereiro será apresentada a proposta da campanha da Quaresma para preparação da celebração do Páscoa e nos dias 15 e 16 decorrerá no Centro Pastoral de Ferragudo, a primeira sessão do curso de formação de catequistas para destinatários das paróquias que constituem as vigararias de Loulé e Portimão. A segunda sessão terá lugar no mesmo local nos dias 29 de fevereiro e 1 de março.

Nos dias 14 e 15 de março terá lugar na casa de retiros de São Lourenço do Palmeiral o retiro, orientado por um sacerdote jesuíta.

Em maio, no dia 9, será realizado o Encontro Diocesano da Catequese para crianças e adolescentes em local a anunciar.

Em julho, no dia 4, o SDCIA realizará ainda o habitual passeio de catequistas, que desta vez se realizará na Ria Formosa, e no dia 11 terá lugar em Faro a reunião de avaliação e programação para os responsáveis das equipas vicariais.

Do plano consta ainda a intenção de o SDCIA realizar o Curso Geral para os catequistas da diocese nos anos 2020/2021 e 2021/2022.

Verifique também

Diocese do Algarve começou a implementar a nova formação inicial para catequistas

O novo curso de formação inicial para catequistas, implementado este ano de modo experimental a …