Breves
Inicio | Cultura | Sabores e saberes tradicionais do interior algarvio na Feira da Serra de S. Brás de Alportel

Sabores e saberes tradicionais do interior algarvio na Feira da Serra de S. Brás de Alportel

Pao_algarvioO pão é a ‘estrela’ da edição de 2014 da Feira da Serra de São Brás de Alportel, que abre portas no dia 25 para celebrar e mostrar os produtos e a cultura do interior algarvio.

“Garantimos que quem nos visita tem acesso a uma experiência memorável”, disse à Lusa o presidente da Câmara de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, observando que o recinto está organizado com 16 espaços temáticos onde a organização espera receber mais de 20 mil visitas.

No “Sítio do Pão” a organização pretende desvendar segredos ancestrais relacionados com a produção do pão e produtos inovadores, sendo possível assistir diariamente às 21:45 a demonstrações culinárias inspiradas neste alimento.

“Faz parte do quotidiano dos algarvios e destas gentes mais do interior”, comentou Vítor Guerreiro, que explicou que o pão vai ainda dominar os menus dos restaurantes participantes, tanto nos pratos principais como nas sobremesas.

Além dos espaços dedicados ao artesanato, aos animais, à animação infantil, ao associativismo local, à gastronomia e doçaria tradicional e aos produtos da terra, o recinto vai ter um espaço dedicado ao Projeto LARA, desenvolvido no concelho após os incêndios de 2012 e que permitiu a recuperação de habitações e a criação de novas ocupações e projetos de vida para as pessoas afetadas.

Há também uma mostra de projetos de jovens empreendedores.

Vítor Guerreiro adiantou ainda que durante o evento os visitantes vão conhecer um mocho, escolhido para mascote da campanha “A Floresta não tem olhos, olhe por ela!”.

“Vai andar na feira com o objetivo de sensibilizar a população para os cuidados a ter relativamente à floresta na prevenção de fogos e da poluição”, afirmou o responsável.

O palco da Feira da Serra vai receber as atuações do Grupo de Acordeonistas de São Brás, os Íris, um desfile de moda, o finalista do Factor X José de Freitas, os Cante Andarilho, José Cid e os tradicionais bailes serranos.

Para esta edição, a organização espera manter o número de visitantes de 2013, ou seja, cerca de 20 mil pessoas, tendo mantido os preços de bilheteira do ano passado.

O ingresso individual custa 3,50 euros, o bilhete para os três dias está à venda por sete euros e o ingresso diário para famílias por 10,50 euros.

Nas tardes dos dias 26 e 27, vai realizar-se uma prova equestre que conta para o Campeonato Nacional, um evento de entrada gratuita que vai decorrer na Avenida da Liberdade, próximo do recinto da feira.

A feira volta a instalar-se na escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos entre 25 e 27 de julho, com abertura diária às 19:00.

Verifique também

Ornatos Violetas mostraram, em Faro, que ‘O Monstro’ ainda tem amigos

Milhares de fãs rumaram a Faro na sexta-feira, para assistir ao último concerto dos Ornatos …