Pub

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

Os turistas que pagaram portagens em Portugal na Operação Páscoa aumentou 57% face ao mesmo período de 2013, tendo a Via do Infante sido o local com maior afluência, segundo a Estradas de Portugal.

Em comunicado, a Estradas de Portugal informa que foram registadas mais de 6.400 adesões aos sistema EasyToll, um aumento de 57% face ao período homólogo e um valor que a empresa considera superar “claramente as expectativas iniciais”.

A Via do Infante foi o local que teve maior afluência, registando o dobro face ao mesmo período do ano passado, tendo registado mais de 2.530 adesões.

O sistema EasyToll permite o pagamento automático de portagens eletrónicas e destina-se a turistas e emigrantes, que podem fazer o pagamento através de um cartão bancário associado à matrícula do automóvel.

A utilização deste sistema e o acréscimo da utilização de dispositivos Via Verde tem permitido que o tráfego se mantenha a fluir normalmente, “evitando os problemas que se registaram em 2012”, conclui a EP.

Nos últimos dois anos, no período de Páscoa, formaram-se longas filas na fronteira entre o Algarve e a Andaluzia, com os espanhóis a queixarem-se da complexidade do sistema de pagamento.

A Operação Páscoa 2014, que começou na quinta-feira e que se prolongou até domingo, foi realizada pelos militares da GNR, que durante esse período intensificaram o patrulhamento e a fiscalização rodoviária.

As portagens foram introduzidas na Via do Infante, que percorre a região algarvia, em dezembro de 2011.

com Lusa

Pub