Inicio | Economia | Turismo | Algarve conquista mais uma estrela no Guia Michelin

Algarve conquista mais uma estrela no Guia Michelin

Guia_michelinO Algarve conquistou uma nova estrela Michelin, atribuída ao restaurante Bon Bon (Carvoeiro), passando a ter seis estabelecimentos galardoados.

Para além do restaurante do Carvoeiro, cuja cozinha é chefiada por Rui Silvestre, que conquistou a sua primeira estrela Michelin (‘muito bom na sua categoria’), a região manteve ainda os já reconhecidos com duas estrelas Vila Joya (Albufeira) e Ocean (Porches) e com uma estrela São Gabriel (Almancil), Willie’s (Vilamoura) e Henrique Leis (Almancil).

O Vila Joya e o Ocean são comandados por chefes austríacos, respetivamente, Dieter Koschina e Hans Neuner, o Henrique Leis é dirigido pelo próprio, assim como o Willie’s por Willie Wurger e o São Gabriel tem à frente Leonel Pereira.

O Guia Michelin Espanha e Portugal 2016, que foi apresentado ontem à noite em Santiago de Compostela, distinguiu 14 restaurantes portugueses, tantos quantos na edição passada. Portugal manteve o número de estrelas, perdendo uma no Alentejo e ganhando outra, a atribuída ao restaurante Bon Bon, mantendo três estabelecimentos com duas estrelas.

“A interessante cozinha do restaurante Bon Bon surpreende pelo seu nível técnico. Baseada numa matéria-prima seleta, propõe pratos de corte atual, com sabores definidos e apresentações cuidadas”, afirma a Michelin.

Os 11 restaurantes portugueses distinguidos são: Pedro Lemos (Porto), São Gabriel (Almancil), Willie’s (Vilamoura), Henrique Leis (Almancil), Bon Bon (Carvoeiro), Il Gallo d’Oro (Funchal), Casa da Calçada (Amarante), Fortaleza do Guincho (Cascais), The Yeatman (Vila Nova de Gaia), Feitoria (Lisboa) e Eleven (Lisboa).

O “guia vermelho” – considerado uma referência mundial na classificação de restaurantes – manteve duas estrelas a três restaurantes portugueses. Para além dos algarvios Vila Joya e Ocean, Belcanto (Lisboa) também manteve a distinção.

A gala de apresentação do guia de 2016 decorreu no Parador dos Reis Católicos, um antigo hospital de peregrinos em Santiago de Compostela datado do século XV, sendo considerado o hotel mais antigo do mundo.

Na cerimónia estiveram presentes perto de 400 pessoas, dos quais mais de cem são jornalistas, disse à Lusa fonte da organização.

com Lusa

Verifique também

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como “melhor …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR