Inicio | Em Breve | Celebração da campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ e da ‘Luz da Paz de Belém’ realiza-se novamente em conjunto

Celebração da campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ e da ‘Luz da Paz de Belém’ realiza-se novamente em conjunto

Dez_milhoes_estrelas_luz_(45)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A manifestação pública pela paz realizada no âmbito da campanha de Natal “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” e a celebração da ‘Luz da Paz de Belém’ voltam este ano a ser promovidas em conjunto.

Assim, a 16ª edição da manifestação pública pela paz da campanha de Natal da Cáritas terá este ano lugar em Loulé, no dia 22 deste mês. Na véspera, 21 de dezembro, uma delegação de dirigentes do Agrupamento 98 de Faro do Corpo Nacional de Escutas (CNE) desloca-se novamente à vizinha Diocese de Huelva, em Espanha, para trazer, pelo sétimo ano consecutivo, a ‘Luz da Paz’ vinda do local atribuído ao nascimento de Jesus. A chama será entronizada nessa noite, pelas 21h, na igreja de São Pedro de Faro, numa celebração com a Cáritas Diocesana do Algarve.

No dia seguinte, a concentração em Loulé, terá lugar no largo do Tribunal, pelas 17h, sendo a ‘Luz da Paz de Belém’ acolhida pelo bispo do Algarve, seguindo-se a “Marcha da Paz” para o Centro Paroquial. Ali será feita a entronização da ‘Luz da Paz de Belém’ e celebrada a eucaristia presidida por D. Manuel Quintas, no decurso da qual decorrerá a distribuição da chama por todos os que a queiram levar para casa. Depois da eucaristia decorrerá um momento musical pelo Grupo Musical de Santa Maria.

A edição deste ano da campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ arrancou publicamente, por ocasião do II Dia Mundial dos Pobres, no passado dia 18 de novembro. Este ano 65% do total de verbas recolhidas com a venda das velas vai reverter para as famílias carenciadas apoiadas por cada Cáritas Diocesana e os restantes 35% serão para apoiar a Cáritas da Venezuela, através do projeto ‘Nutrir com Esperança’ que tem o objetivo de “garantir o acesso à saúde e apoio nutricional” a crianças até aos 5 anos e mulheres em situação de gravidez de risco.

Conforme anunciou a Agência Ecclesia, a proposta de apoio para 2018/2019, através do projeto ‘Nutrir com Esperança’, pretende ajudar 800 crianças e 100 mulheres grávidas ou lactantes “para avaliar o seu estado nutricional”, conseguir que 200 crianças menores de 5 anos com “desnutrição aguda moderada ou severa” sejam admitidas no programa nutricional e a realização de 150 encontros de capacitação para reforçar as capacidades comunitárias e das Cáritas paroquiais em questões de saúde e nutrição.

A Cáritas convida ainda cada português a acender uma vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela de casa. As velas estão à venda nas Cáritas Diocesanas – podendo ser pedidas à Cáritas algarvia através do email geral@caritasalgarve.pt ou do telefone 289829920 – e nas paróquias e também em estabelecimentos comerciais que se associam à iniciativa e podem ser adquiridas ao preço unitário de um euro ou quatro euros (pack de quatro velas).

A operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ é uma iniciativa solidária que nasceu em França e que começou a ser promovida em Portugal em 2003, tendo como principal objetivo incentivar a sociedade civil, os cidadãos, a contribuírem para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais.

A campanha tem lugar durante o Advento (tempo litúrgico que precede o Natal no calendário católico) e é concretizada através de manifestações públicas de natureza religiosa, cívica, cultural e artística, desenvolvidas pela Cáritas Portuguesa e pelas Cáritas Diocesanas.

Niklas Lehner, de 11 anos, foi a criança escolhida este ano para ir no passado dia 28 de novembro recolher a luz na igreja da Natividade, em Belém • Foto © ORF

A tradição da ‘Luz da Paz de Belém’ foi iniciada há cerca de 25 anos, na Áustria, resultante de uma ação caritativa a favor de crianças portadoras de deficiência e de pessoas carenciadas, promovida pela televisão pública austríaca. Desde então, todos os anos uma criança daquele país é convidada a recolher a luz da igreja da Natividade e, a partir de uma celebração ecuménica realizada em Viena, a distribui-la pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz. Desde 1990 muito difundida pelos escuteiros, a ‘Luz da Paz’ é atualmente recebida em cerca de 35 países.

A ‘Luz da Paz’ é também, há 13 anos, recebida em Albufeira, no âmbito do Acordo de Geminação que a cidade mantém com a sua congénere austríaca de Linz e que representa a aproximação das duas cidades e a solidificação de valores de amizade e solidariedade.

com Ecclesia

Verifique também

Edição deste mês dos “Encontros no Silêncio” apresenta testemunho vocacional do cónego César Chantre

A edição deste mês dos “Encontros no Silêncio”, que decorrerá esta noite, contará com o …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.