Pub

Realizou-se no passado fim de semana de 18 e 19 de janeiro no Parque de Feiras e Exposições de Tavira, a eliminatória regional da edição deste ano do Tecoree, um torneio de técnica escutista para Pioneiros e Marinheiros (elementos dos 14 aos 18 anos), respetivamente dos ramos terrestre e marítimo do Corpo Nacional de Escutas (CNE), promovido e organizado desde 2011 pelo CNAE – Campo Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova do Corpo com dinamização da Secretaria Nacional Pedagógica.

O torneio, participado por 50 equipas (com um mínimo de cinco elementos, cada uma) de todo o país, é constituído por um conjunto de provas que abrangem conhecimentos no âmbito da chamada “técnica escutista” e a eliminatória de domingo, que decorreu em simultâneo nas 20 regiões do país, contou com 10 provas distribuídas por sete áreas distintas: socorrismo, cartografia (orientação), código morse, código homógrafo, pioneirismo (amarrações), nós e froissartage.

A eliminatória algarvia, organizada pela Secretaria Regional Pedagógica do Algarve do CNE, contou com a participação de 17 equipas de vários agrupamentos da região, num total de 150 elementos e dirigentes em campo.

Nos dois primeiros lugares ficaram duas equipas do Agrupamento 100 de Tavira – a Equipa D. Paio Peres Correia (1º lugar a nível nacional) e a Equipa D. Leonor de Avis (7º lugar a nível nacional) – e no terceiro lugar ficou a equipa Diogo de Silves do Agrupamento 181 de Silves (22º lugar a nível nacional).

Para o torneio nacional a realizar-se em abril próximo em Idanha-a-Nova, apenas 60 equipas foram selecionadas de entre as 434 equipas que participaram de todas as regiões.

Pub