Breves
Inicio | Igreja | Igreja do Algarve apresentou atividades para jovens

Igreja do Algarve apresentou atividades para jovens

Foto © Samuel Mendonça

Num ano em que pretende dar prioridade à dimensão da juventude, juntamente com a família e as vocações, a Igreja algarvia apresentou na passada sexta-feira as atividades destinadas aos jovens (ver programa abaixo), promovidas pelo Sector da Pastoral Juvenil, pelo Secretariado da Pastoral Vocacional, pelo Movimento dos Convívios Fraternos e pelo Centro Diocesano de Acólitos.

Nos encontros de apresentação do programa para a juventude, que decorreram em cada uma das quatro vigararias que compõem a Diocese do Algarve, os responsáveis dos grupos paroquiais de jovens e os catequistas a partir do 10º ano de catequese foram informados das iniciativas a levar a cabo no presente ano pastoral de 2017/2018 que agora teve início.

Em Faro, na reunião que teve lugar no Seminário de São José, a coordenadora do Sector da Pastoral Juvenil explicou que uma das principais iniciativas a realizar é o inquérito já anunciado na Assembleia Diocesana pelo assistente daquele organismo, que visa conhecer a realidade dos jovens, tendo em conta o Sínodo dos Bispos de 2018 que será dedicado àquele tema.

Na Assembleia Diocesana do passado dia 23 de setembro, o assistente do Sector Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) incitou a diocese a ir ao encontro dos jovens que não pertencem à Igreja. “Nada temos feito para falar aos jovens que estão fora da Igreja”, constatava o padre Nelson Rodrigues, lembrando que “a percentagem de jovens que aderem à pessoa de Cristo está a diminuir”, embora verifique a existência de “uma réstia de ressurgimento religioso” que “não só frequenta a eucaristia dominical, como se compromete com a Igreja em serviços concretos à comunidade”.

A coordenadora do SDPJ acrescentou que o questionário, que será conhecido ainda este mês, destina-se a todos os jovens católicos e não católicos, devendo ser divulgado não apenas nas paróquias, mas também junto dos estudantes universitários. “Convém incentivar os jovens a participar nesse inquérito”, pediu Vânia dos Santos, explicando que serão realizados, em janeiro de 2018, encontros sobre aqueles questionários com os jovens das paróquias que constituem cada vigararia e com os universitários.

Outra das iniciativas de realce nesta tentativa de ouvir a juventude será o Concelho Diocesano da Pastoral Juvenil, presidido pelo bispo do Algarve no dia 19 de maio de 2018. “Esse encontro servirá para os jovens falarem com o senhor bispo e lhe fazerem perguntas”, explicou a coordenadora do SDPJ.

Aquele serviço pretende “continuar a criação e a consolidação das equipas paroquiais e vicariais de pastoral juvenil” com vista a “uma pastoral de proximidade e em rede (comunhão)” que permita “conhecer, acompanhar e responder mais adequadamente à realidade juvenil”. O SDPJ propõe-se ainda “fazer participar os jovens (na fase pré e pós crisma) na elaboração de um itinerário onde se inclua a abordagem a temáticas relacionadas com a família e a vocação”.

Do plano de atividades apresentado para a juventude consta ainda a celebração do cinquentenário do Movimento dos Convívios Fraternos (MCC) em Portugal, que será assinalado no Algarve de 20 de maio a 2 de junho de 2018. A quinzena contará com a presença da cruz do MCC, concebida para assinalar a efeméride e que percorrerá as diversas dioceses, vinda da Diocese de Setúbal e que será entregue à Arquidiocese de Évora. Foi ainda adiantado que a cruz irá circular pela Diocese do Algarve segundo um programa específico de encontros de oração.

Programa Pastoral 2017/2018

Outubro

14 – Encontro de responsáveis de acólitos – Centro Paroquial de Loulé
27 – Oração Conviva – Igreja de Ferreiras
– Inquérito diocesano aos grupos de jovens e aluno universitários

Novembro

30 a 03 (dezembro) – Convívio Fraterno

Dezembro

15 – Advento Jovem
28 a 01 (janeiro) – Encontro Europeu de Taizé – Basileia (Suíça)

Janeiro

10 – Encontro com alunos universitários
12 – Encontro com jovens da vigararia de Tavira
19 – Encontro com jovens da vigararia de Faro
26 – Encontro com jovens da vigararia de Loulé

Fevereiro

12 – Encontro com jovens da vigararia de Portimão
09 a 12 – Convívio Fraterno
16 – Via-Sacra Jovem Vicarial
24 – Dia Desportivo do Acólito – Colégio de N. Sra. do Alto (Faro)

Março

23 a 24 – Jornada Diocesana da Juventude – S. Bartolomeu de Messines
29 – Participação de todos os acólitos na Missa Crismal – Sé de Faro

Abril

20 a 21 – Encontro Diocesano de Acólitos – Lagoa
20 – Vigília pelas Vocações – Lagoa

Maio

19 – Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil
20 a 02 (junho) – Celebração do Cinquentenário dos Convívios Fraternos
20 – Receção da Cruz dos Convívios Fraternos (Diocese de Setúbal)
20 – Participação de todos os acólitos na solenidade de Domingo do Pentecostes – Sé de Faro

Junho

02 – Entrega da Cruz dos Convívios Fraternos (Arquidiocese de Évora)

Verifique também

Bispo do Algarve presidiu no Carmelo à celebração da solenidade de São João da Cruz

No dia de ontem, em que a Igreja Católica celebrou a memória litúrgica de São …