Breves
Inicio | Igreja | Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou a Lagos

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou a Lagos

Visita_lagos_imagem_peregrina_n_sra_fatima (11)
Foto © Samuel Mendonça

Cerca de 150 pessoas acolheram a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima que chegou esta noite a Lagos, regressada de Fátima onde esteve nos últimos dois dias para manutenção e limpeza.

Depois de ter estado em Silves na passada sexta-feira e no sábado, a imagem da Virgem Maria passou ainda por São Bartolomeu de Messines onde esteve até domingo de manhã.

Esta noite foi recebida com uma celebração de acolhimento, presidida pelo bispo do Algarve, que teve início junto à igreja de Santa Maria. Já no interior do templo, D. Manuel Quintas destacou o motivo que levou os presentes a saírem das suas casas. “Quisemos, em sinal de devoção e veneração, de apreço e de gratidão, para com aquela que invocamos como a Mãe de Jesus e nossa Mãe, estar aqui esta noite”, afirmou o prelado.

O bispo diocesano disse que Nossa Senhora veio retribuir a visita que lhe tem sido, tantas vezes, feita no Santuário de Fátima. D. Manuel Quintas destacou que Nossa Senhora vem como Mãe e desafiou os presentes a interrogarem-se sobre o quererá. “O que é que a Mãe tem hoje para me dizer?”, foi a pergunta a que pediu que respondessem.

O bispo do Algarve destacou a simbologia da visita da imagem no contexto da quadra natalícia. “Vamos celebrar o Natal. O que é o Natal? É Maria que nos dá Jesus, nos entrega a Jesus. Ela vem aqui e traz-nos Jesus. É essa a sua missão, entregar-nos Jesus e entregar-nos a Jesus”, evidenciou. “Estou certo que este Natal no Algarve, entre nós que formamos a Igreja Católica, a diocese, está a ser um Natal diferente, precisamente porque temos Maria connosco. Ela tem despertado em nós sentimentos de acolhermos Cristo na nossa vida e de nos deixarmos transformar, sobretudo, pela misericórdia do Pai”, sustentou.

D. Manuel Quintas considerou ainda que a visita da imagem peregrina à Igreja diocesana ocorrer no início do Ano Santo da Misericórdia é “uma graça muito grande”.

A celebração teve continuidade com a recitação do rosário.

Amanhã e no dia de Natal, a imagem permanecerá em Lagos para celebrações nas paróquias de Bensafrim e Odiáxere e no dia 26 sairá para Portimão, onde chegará pelas 17h, com passagem pela Mexilhoeira Grande (Aldeia de São José de Alcalar, 11h).

Em Portimão, a imagem peregrina será recebida no pavilhão Arena, com a celebração de acolhimento, seguindo em procissão para a igreja matriz. No dia 27, a imagem sairá às 14h para Monchique, onde chegará por volta das 15h, junto à igreja do Pé da Cruz, seguindo em procissão para a igreja paroquial, onde será celebrada a eucaristia dominical. No dia 28 partirá de Monchique pelas 17.15h para Lagoa, sendo aguardada às 18h em frente ao antigo hospital para a procissão até à igreja paroquial.

Verifique também

Igreja do Algarve apresenta Programa Pastoral 2019/2020 em Assembleia Diocesana

O Programa Pastoral da Diocese do Algarve para o ano pastoral 2019/2020, sob o tema …