Mais antigo achado arqueológico judaico da Península Ibérica foi encontrado em...
Raidfield 2012, a aventura que levou escuteiros de Monchique a Armação...
Olhão comemorou Dia da Biodiversidade com inauguração de exposição fotográfica
Olhão assinalou no dia 22 de Maio o Dia Internacional da Biodiversidade, com duas iniciativas na renovada Casa João Lúcio/Ecoteca. Foi inaugurada a exposição de fotografia “Rostos e Rastos de Água pelos Mundos” e apresentado o “Guia de Campo de Fauna e Flora Marinha de Portugal”, com a presença do autor.
Igreja do Algarve quer ensaiar propostas de reestruturação pastoral, privilegiando os...
Faro é a única cidade do país a receber “Opera Buffa”,...
Faro é a única cidade do país por onde vai passar a digressão da “Opera Buffa”, produção belga que junta ópera, teatro e culinária e que gira em torno de Don Giovanni, aqui convertido em chef de cozinha.
“ADÃO OU LEONARDO DE CHAUVET (II)”
Esboçados geralmente a negro mas, com raros amarelos ocres e expressivos vermelhos, os desenhos de Chauvet (França) traduzem, igualmente, as primeiras “Pinturas” rupestres europeias de qualidade excepcional. E das que desfrutámos até hoje, particularmente, o painel dos “5 cavalos” (e reproduzido no artigo anterior neste jornal), constitui outra obra-prima de pintura mundial. Pode-se afirmar que o “fresco” também teve aqui origem, e quando examinado o “calcário” como “estuque” natural preparatório, e como base de impressão de algumas das gravuras. Através da coloração dos dorsos ou dos pescoços, e aproveitando o próprio relevo das “paredes” naturais das grutas, o efeito tridimensional é também admiravelmente sugestivo. O objectivo do “Mestre” pintor seria introduzir (nesta majestosa “Catedral”), e em algumas e particulares formas escultóricas das grutas, numa adaptação perfeita, a representação desenhada dos muitos animais eleitos. Ele é também o tal “Coração…da minha inspiração…”, e da “Escola” de artes que chegou aos nossos dias e “…nesta forma de vida” (Álvaro de Campos).